Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Seção de Instrução de Blindados
Início do conteúdo da página

Seção de Instrução de Blindados

Publicado: Terça, 20 Junho 2023 22:22 | Acessos: 96

     Alinhada à modernização do Exército Brasileiro e à esteira dos Projetos Estratégicos, a Seção de Instrução de Blindados (SI Bld) do 1° Batalhão de Infantaria Mecanizado (Escola), sediado no Rio de Janeiro – RJ, vem cooperando na capacitação de pessoal do Comando Militar do Leste (CML), desde o ano de 2018.

     A Seção de Instrução de Blindados tem por missão multiplicar o conhecimento técnico e tático das frações elementares da Infantaria Mecanizada, manter atualizado o conhecimento sobre os antigos e os novos Produtos de Defesa e ser a ligação técnica com o Centro de Instrução de Blindados.

     Visando cumprir essas missões, a Seção de Instrução de Blindados centraliza todos os meios auxiliares existentes e todos os militares especializados em blindados para que a qualidade das instruções seja a melhor possível.

     Além das capacitações das frações, a Seção de Instrução de Blindados realiza a Qualificação Operacional de Comandante (QOpCmt) e o Treinamento Específico para Motorista (TEMot) da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média de Rodas (VBTP-MR) 6x6 Guarani. A Capacitação de Atirador do Sistema de Armas Remotamente Controlado – REMAX também é uma atribuição da SI Bld.

     A capacitação das frações do Pelotão tem duração de uma semana. Algumas instruções são comuns para todas as frações a fim de nivelar os conhecimentos dentro do Pelotão.

     A SI Bld do 1º BI Mec (Es) constitui a única Seção de Instrução de Blindados do CML, na cidade do Rio de Janeiro.  

     São abordadas instruções como os sistemas da VBTP-MR, execução de manobra de força, balizamento e normas de segurança, de conduta auto em pistas de habilidade de direção, obstáculos em ambiente urbano, além de pistas noturnas utilizando o equipamento de visão noturna da VBTP-MR. Tais atividades são executadas tanto com o motorista desescotilhado como escotilhado, além de estarem portando seu equipamento individual como colete balístico e armamento. Dessa maneira, procura-se obter o máximo de realismo que serão encontrados pelas guarnições quando empregadas durante as operações.

     Ao final, é realizada a transposição de curso d'água, atividade onde todos executam a preparação da viatura blindada e a navegação. Tal atividade, tem execução diurna e noturna, com faróis de navegação e escurecimento total, utilizando somente periscópio infravermelho.

 

Fim do conteúdo da página