Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço Cultural Aspirante Mega
Início do conteúdo da página

Espaço Cultural Aspirante Mega

Publicado: Terça, 20 Junho 2023 22:44 | Acessos: 96

 

 

     O Espaço Cultural do 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado (Escola) foi criado para homenagear os mortos em combate nos diversas conflitos em que o Regimento Sampaio participou, bem como reverenciar os heróis do passado: personalidades da História Militar do Exército Brasileiro.

    Oficializado pela Portaria nº 980, do Comandante do Exército, de 02 de outubro de 2013, batizado de Espaço Cultural Aspirante Mega, em homenagem ao Aspirante Francisco Mega, morto em combate ao Comandar seu Pelotão no 1º escalão de ataque a Montese, na Itália, durante a II Guerra Mundial.

     O referido Espaço conta quatro acervos a saber:

        1. Acervo dedicado às Guerras da Tríplice Aliança, tais como: batalha Naval do Riachuelo, onde o Regimento Sampaio foi a única tropa do Exército a combater embarcada em um navio de guerra Jequitinhonha, da Marinha do Brasil, bem como na Batalha de Tuiuti, Itororó, Pekisiry, Peribuí, Ita-Ivaté, Campo Grande, dentre outras.


        2. Um segundo acervo dedicado à Força Expedicionária Brasileira (FEB) e a atuação dos pracinhas do Regimento Sampaio na II Guerra Mundial, onde embarcaram 167 Oficiais e 3265 Praças. Faleceram 144 heróis da FEB pertencentes ao Regimento Sampaio no Teatro de Operações Europeu.

        3. Um terceiro acervo dedicado às diversas missões de paz sob a égide da ONU, como as Missão de Paz em Suez, Moçambique, Timor-Leste, Angola e Haiti.


        4. Em um período mais recente, o quarto acervo dedicado às Operações de Garantia da Lei e da Ordem nos Grandes Eventos, promovendo a paz social e o desenvolvimento nacional, com destaque para Operação Rio e a Operação Real Plus, ambas em 1994, 5º Jogos Mundiais Militares, em 2011, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2012, Jornada Mundial da Juventude, em 2013, Pacificação do Complexo da Penha e do Alemão, em 2011 e 2013, Copa das Confederações, em 2013, atuação no Complexo da Maré, em 2014, Copa do Mundo FIFA, em 2014 e Jogos Olímpicos e Paralímpicos RIO 2016 e Intervenção Federal RJ em 2018.

     Por fim, apresenta uma linha do tempo que apresenta a evolução do 1º Batalhão de Infantaria de 1841 até a sua recente mecanização e transformação em 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado (Escola). Apresenta, ainda, um memorial aos mortos do Regimento Sampaio com as fotos e nomes dos 440 mortos no fiel cumprimento do dever.

 

Fim do conteúdo da página